sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rememorações

Tal como prometi anteriormente, vou começar a postar fotografias de objectos, que eram( porque  o cultivo e o  fabrico do linho artesanalmente, quase que se extinguiu, embora, possa haver um, ou outro caso pontual de cultivo do linho), usados na transformação do linho.Evocá-las, é prolongar no tempo, um tempo feliz.Elas não se confinam  apenas a um único sentido( visão), mas  estendem-se a outros, ao olfactivo, e ao auditivo Ainda consigo  lembrar-me  do cheiro do linho , quando estava a ser massado, num pial  de pedra, e  espadado, pelas mãos das mulheres , que normalmente eram contratadas para o efeito( iam  à geira, como se dizia , aqui) .
 Esses piais em pedra, não se confinavam  a  servir de repouso à canseira do trabalho árduo,desta gente que nunca se furtou ao trabalho, mas também serviam , para maçar o linho com uma maça.  A maça é o objecto do meio e se encontra ladeado pelas espadelas ( termo regional para designar os dois objectos, que têm o feitio de uma espada)

Rememorações: cultivo e transformação do linho

Embora, seja habitual, começar uma história ab initio,  esta começa in médio res, mas prometo, embora ela surja um pouco aleatóriamente, condicionada pelas circunstâncias, ela terá um fio condutor , de forma a torná-la  inteligível.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Pormenor do centro de mesa


Centro de mesa bordado à mão


Este centro de mesa  foi bordado num saco de linho e lã. Estes sacos eram usados para levar o trigo a moer aos antigos moinhos, que povoavam as ribeiras desta região.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Novidades

Há, já alguns dias que não coloco nenhuma mensagem. Brevemente, postarei fotos de objectos que eram usados, para o fabrico do linho. Sendo este um blog de bordados em linho, eu achei pertinente colocar fotografias desses objectos, que eram  e ainda são usados no fabrico do linho artesanal..
Outra novidade , é um novo  blog, com  um conteúdo diferente. Até breve

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Olá a todos quantos visitam este blogue. Gostaria que alguém  deixa-se um comentário, uma vez que sou uma principiante nesta área. Obrigada.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Neve


Como o prometido é devido, aqui fica uma fotografia de 31 de Dezembro.