sábado, 20 de novembro de 2010

Parabéns

Felicidades

1ºANIVERSÁRIO

Além de estar a atingir os 4000 mil visitantes, tenho um ano de vida, fi-lo ontem.

4000 visitantes

Estou  quase a atingir os quatro mil visitantes.O meu obrigada aos que me seguem e também àqueles que, de vez em quando, passam por aqui.

sábado, 23 de outubro de 2010

Maçar o linho











A senhora Josefina ( minha vizinha)  maçando o linho.

Amassar , ou maçar o linho.

Amassar o linho, ou maçar  o linho: Consiste em colocar os maçadeiros de linho em cima de uma pedra rugosa, e com o auxílio de uma massa bater no massadeiro de linho até quebrar a parte lenhosa exterior do linho.





quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Linho








Findos os 9 dias, o linho é retirado da água e posto a secar. A secagem é feita desta forma, com as raízes do  linho voltadas para cima

O linho alagado











O linho esteve nove dias alagado.

Lagas











Era aqui , que há muitos anos atrás se alagava o linho, aqui e em outros pontos desta ribeira. Fotografei este, pelo facto de este local ter o  nome ligado a esta prática ancestral.

Lagas

Pormenor

É visível a data em que foi feito este tear: 1910

Uma relíquia com cem anos









O objecto da foto tem cem anos e é um tear , onde se fazia a franja das colchas e dos tapetes.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Olá! Boa tarde a todos quantos me seguem e,  também àqueles que passam por aqui. Há já algum tempo que não posto nada sobre o ciclo do linho, isso não tem acontecido porque o meu computador avariou e encontra-se a reparar. Mal me seja devolvido, iniciarei as postagens das fotografias que entretanto fiz . O ciclo já se encontra avançado, pois já foi alagado, durante nove dias e  posto a secar. O linho encontra-se à espera de ser maçado (ou massado) e espadado, assedado...Para além das fotos que fiz do processo , fiz outras  de um local,  onde antigamente o linho era alagado. O topónimo do local onde se alagava chama-se lagas. Esta prática deixou uma marca na toponímia.
Esse local é atravessado por um pequeno curso de água e como o leito da ribeira, aí é em rocha e forma uma concha, era aí que todos os anos se alagava o linho durante nove dias.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Convite

Convido todos quantos passarem por aqui a visitarem-me em :" E DAVA GRANDES PASSEIOS PELO CAMPO..."

sábado, 7 de agosto de 2010

Ciclo do linho


Findou a primeira etapa do ciclo do linho. O linho  foi arrancado, e exposto ao sol para melhor secar

Pormenor do linho

O linho

sexta-feira, 23 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Linho em flor


Olá, bom dia! O linho começa a florir e fotografei as primeiras flores. Azuis e delicadas , ficam aqui para as poderem apreciar.

Linho

sábado, 26 de junho de 2010

O ciclo do linho

Como podem ver o linho cresceu imenso, tem quase 40 cm de altura.

Ciclo do linho

O linho cresceu muito nos últimos dias e ...está assim!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O anonimato

Tudo é transparente nos meus blogues e por isso tenho direito a exigir transparência a quem me segue. A transparência de que falo prende-se com o anonimato dos seguidores. O meu blogue não é anónimo , e como tal as regras estendem-se também aos dois seguidores anónimos. Exijo isso dos meus seguidores, se não tiverem essa lealdade para comigo, bloqueá-los.ei. Esse será o  próximo passo. Revelem-se, senão serão excluídos. Apelo ao bom senso !

terça-feira, 15 de junho de 2010

O ciclo do linho

 Um bom dia àqueles que me seguem e a quem me visita.Em poucos dias o linho cresceu, cresceu e está assim. Esta fotografia foi tirada hoje, por volta das 8.30.
 Daqui a uns dias quando o linho tiver crescido um bocadinho mais , volta-lo-ei a fotografar.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Linho

É assim a planta do linho quando nasce. Há uns tempos atrás , prometi que faria o ciclo do linho. Estas fotos são o início de um longo processo , que vai desde que é semeado , até que é bordado. É um processo longo e do qual eu irei postando fotos, à medida que o linho cresce ...até que é tecido, branqueado....até estar pronto a ser bordado.

Linho

O linho a nascer

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pano de linho bordado

Pano de linho bordado

Reflectindo atitudes


Esta reflexão surge na sequência de me ter apercebido do facto, de haver duas pessoas que me seguem de forma anónima . É verdade que é permitido que assim seja, mas isso não é razão para  que eu não questione tal atitude e não coloque uma série de questões acerca do motivo que leva ao anonimato.
Eu sei que possivelmente nunca saberei o que  as motivou  a isso, mas ... Será que é alguém que eu conheço... e não quer que eu  saiba! Não, não aprecio que assim  seja, não gosto de gente que se esconde. Gosto de gente que não tem medo de se identificar, de gente que assume A SUA IDENTIDADE!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bainha aberta

É assim que a bainha aberta vai ficar.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Toalha

A toalha que postei em baixo tem muitos anos ( mais de cem) , portanto não foi feita por mim e decidi postá-la , porque é bonita.

Toalha muito antiga

terça-feira, 23 de março de 2010

Acerca da colcha

Prometo que enviarei o gráfico da colcha postada no poste anterior, a quem o solicitar por mensagem no blog.

Colcha

sexta-feira, 12 de março de 2010

Centros de mesa bordados

Brevemente postarei fotos de  dois  centros de mesa

Roca com um manelo de lã.

Sarilho

É no sarilho que se fazem as meadas quando se acaba de fiar o linho e a lã.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Saúdo as mulheres de todo o mundo e apelo para que nunca consintam a descriminação sexista,  que em maior ou menor grau é comum a todos os Países. Continuemos a honrar os princípios daquelas que ousaram gritar contra a descriminação feminina, e fizeram com que  existisse este dia. Que o futuro seja de IGUALDADE PLENA!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Futuras postagens

Há já algum tempo  que eu  procurava sementes de linho para poder fotografar e semear. Essa procura estava a tornar-se infrutífera, até que por mero acaso me ocorreu onde poderia arranjar a linhaça. Contactei a pessoa (uma artesã) e cedeu-me as sementes que fotografei e cuja foto surge na postagem anterior. A pessoa em causa , além das sementes vai facultar-me fotos das várias fases do cultivo e transformação do linho. Também postarei fotos dos trabalhos e para quem estiver interessado colocarei o contacto da referida pessoa. Até breve!

Linhaça (sementes de linho)

terça-feira, 2 de março de 2010

Alforges de linho

Os alforges que surgem na postagem  anterior, eram usados para transportar a comida para os segadores (ceifeiros) durante o tempo da segada (ceifa), quando esta ainda era feita manualmente. Os alforges colocavam-se por cima da albarda da burra, mula...etc.

Alforges de linho

segunda-feira, 1 de março de 2010

Agradecimento

O meu muito obrigada, às pessoas que me cederam os objectos , cujas fotos estão postadas neste blog  e que sem esse consentimento, tal  não seria possível.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Colcha de folhas e botões em algodão branco


Pormenor da colcha que terminei. Brevemente postarei outra fotografia da mesma colcha.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lançadeira, onde se metia a canela

 

Rodeleiro

 Era aqui, que se faziam as canelas. Um pedaço de cana , onde se enrolava o linho , ou a lã , para se tecer

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010